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    ANIMAÇÃO TURÍSTICA: USO E RESGATE DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E FOLCLÓRICAS EM CIDADES LITORÂNEAS DOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E CEARÁ

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    O presente trabalho é uma síntese da pesquisa “Animação Turística: Uso e Rescate de Manifestações Culturais e Folclóricas em Cidades Litorâneas dos Estados de Santa Catarina e Ceará”. A pesquisa, iniciada em agosto de 2000, teve como proposta avaliar nas caracterizar o uso de manifestações culturais e folclóricas nas atividades de animação turística oferecidas em hotéis – resort de algumas cidades catarinenses e cearenses. O referencial metodológico utilizado para a coleta de dados foi qualitativo com o uso do método etnográfico. Para análise do material levantado foram realizadas duas análises distintas: uma descritiva – explicativa, e outra baseada no modelo de análise de discurso do sujeito coletivo de Lefèvre. Os dados apresentados, os discursos dos sujeitos entrevistados – empresários e gerentes de animação turística demonstram que a animação turística realizada em hotéis – resort envolve apenas atividades físicas e recreativas, em função do não conhecimento da cultural local/regional e da idéia estereotipada de que não há interesse do hóspede em conhecer a cultura do espaço visitado. O estudo procurou apontar possibilidades e exemplos de manifestações que possam ser aplicadas como animação turística, bem como discutir as hipercodificações ideológicas dos discursos obtidos. Palavras-chave: Animação Turística; Manifestação Cultural e Folclórica; Discurso do Sujeito Coletivo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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