• Resumen

    MARKETING TURÍSTICO E PROMOÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO EMPREENDIDAS PELA EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO

    O marketing turístico tem sido empregado por diversas empresas do setor como meio de comunicação com seus clientes. Este estudo apresenta a forma como o órgão oficial do turismo em Pernambuco tem promovido o produto turístico local. Primeiramente, dados acerca da utilização da comunicação de marketing pela EMPETUR foram explorados. Para tanto, realizaram-se encontros com os responsáveis pela administração do órgão, além de entrevista pessoal com a diretoria da unidade de marketing turístico. Assim, foram analisadas as informações e dados estatísticos disponíveis acerca do número de visitantes ingressos a Pernambuco, durante o período de 2003 a 2006 e, como estes foram levados a optar pelo Estado como destinação turística. Diante dos estudos realizados pela própria EMPETUR junto com turistas que visitaram o estado entre os anos citados, uma pequena porcentagem deles afirmou ter sido alguma das ferramentas de promoção de marketing utilizadas pelo governo; o que realmente influenciou na escolha do destino. Ficou clara, então, a necessidade de maiores investimentos em comunicação, a fim de atrair um número maior de visitantes ao estado.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal