• Resumen

    A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA ENTRE TURISTAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS NA HOTELARIA: REGIÃO TURÍSTICA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

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    Observou-se que há um nível de compreensão na comunicação entre turistas de fala hispânica, provenientes dos países vizinhos e os prestadores de serviços da rede hoteleira de Balneário Camboriú – Santa Catarina. Essa compreensão não atinge o grau desejado de correção idiomática. De certo modo ela se torna um fator obrigatório na busca pela excelência do atendimento ao turista estrangeiro por parte dos anfitriões. A expectativa do cliente estrangeiro é plenamente justificada, porque ele tem conhecimento do potencial turístico do local onde se encontra. A pesquisa foi realizada através da elaboração e aplicação de questionários para diagnosticar o grau de compreensão da língua portuguesa, por parte dos viajantes hispânicos e o nível de conhecimento da língua espanhola, dos profissionais de linha de frente da rede hoteleira. Um deles com questões sobre a forma de aquisição da língua portuguesa e outro com questões de aquisição da língua espanhola. O primeiro para turistas de fala hispânica e o segundo para funcionários luso-falantes. Outros aspectos como: grau de entendimento, sensações causadas, sentimento gerado e relações lingüísticas, também foram contemplados. 128 turistas e 50 funcionários participaram das entrevistas em diferentes datas que correspondiam a férias e feriados prolongados. A importância das observações e levantamentos consiste na possibilidade de contribuir com sugestões para serviços da rede hoteleira local. Criar formas de parceria entre proprietários de hotéis, instituições de ensino, entidades governamentais à busca de estudos para aprimoramento do uso da língua espanhola pelos prestadores de serviços da rede hoteleira de Balneário Camboriú.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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