• Resumen

    Apontamentos científicos em um campo multidisciplinar: Turismo, Ciência Moderna e Complexidade

    Published date: 27/09/2018
    No contexto de cientificidade e superação de paradigmas na sociedade atual, o turismo inserese no debate de categorização ou não como ciência. Pesquisadores apresentam trabalhos epistemológicos contribuindo para o entendimento e avanço dos estudos na área. Entende-se que, para tal discussão, é pertinente construir caminhos alternativos que afastem a ideia de ciência normal do turismo, considerando o seu potencial. Sendo assim, o objetivo do presente artigo é iniciar uma discussão teórica sobre as possibilidades de uma nova visão do turismo como uma possível ciência, com propriedades mutáveis e flexíveis. Para isso, utilizou-se uma metodologia de trabalho ensaístico, baseado em bibliografias e teorias de autores constituintes do debate sobre teoria do turismo e ciência normal. Discute-se a questão da ciência normal, perpassando pela ciência moderna, inserindo o contexto do turismo, chegando a autores com abordagem do campo do turismo como multidisciplinar e interdisciplinar. Alguns apontamentos foram realizados, voltados para revisão da concepção de ciência normal e rígida, além de tratar o turismo como núcleo fugidio em virtude da sua complexidade, das reivindicações deste campo como colônia de outras disciplinas e a necessidade da busca dos pesquisadores do turismo por maior autonomia teórica e metodológica e maior aderência da teoria da complexidade.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal