• Resumen

    Foco nos negócios x foco nos indivíduos: razões para implementar práticas de responsabilidade empresarial no turismo brasileiro

    Published date: 27/09/2018
    O objetivo do estudo foi identificar o comportamento responsável de empresas de turismo no Brasil e seus motivos para implementar tais ações. A pesquisa obteve 1.350 respostas de empresas de turismo pertencentes a diversos segmentos, tais como alojamento, viagens, alimentação e transporte turístico. A metodologia foi composta por coleta de dados quantitativa via internet, seguida de interpretação baseada em estatística descritiva e análise de clusters. Os resultados indicaram que, entre as empresas de turismo do Brasil, as medidas ambientais são as mais frequentemente implementadas, com destaque para aquelas voltadas para a economia de energia ou água. A análise evidenciou dois grupos distintos, respaldados pelo referencial teórico, quando se trata das razões para implementar as práticas responsáveis: um com foco nos negócios e outro com foco nos indivíduos. Enquanto o primeiro apresenta razões inerentes ao negócio, tais como redução de custos e ampliação da competitividade; o outro grupo tem motivos ligados ao modo de vida e aos valores do indivíduo. O grupo, que tem motivações centradas no indivíduo, revelou-se maior e com mais implementações das medidas investigadas nos três pilares da sustentabilidade. Por fim, não houve constatação de diferenças no desempenho financeiro entre empresas dos dois grupos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal