• Resumen

    O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO

    Published date: 19/11/2010
    Ao longo dos últimos anos vêm ocorrendo consideráveis modificações mundiais em termos econômicos, sociais e culturais. Para fazer frente a essas mudanças, algumas empresas se adaptam, outras inovam, criam novos padrões ou reinventam formas de atender e satisfazer a seus clientes; mas o ponto chave para se alcançar o sucesso são as pessoas. O turismo está inserido nesse contexto de mudanças e, por trabalhar com a expectativa dos consumidores, apresenta maiores desafios aos seus profissionais em termos de satisfação, exigindo-lhes maior preparo e capacitação. O turismo se torna um dos temas que alimentam o debate sobre as maneiras de fazer frente às transformações pelas quais ele vem passando. Assim, discute-se no presente artigo, o ensino da administração nos cursos de turismo no Brasil e de que forma ele poderá contribuir, por meio dos conteúdos trabalhados e estratégias de ensino desenvolvidas em salas de aulas, para que os “profissionais em turismo” possam atender às exigências do mercado de trabalho assalariado e se transformem nos agentes de mudança. Em função disso, foram coletados dados por meio de um instrumento construído com base em habilidades e competências que hoje permeiam o desenvolvimento dos projetos político-pedagógicos dos cursos superiores de graduação. Foram analisados, como amostra, os quinze cursos de turismo com melhor classificação no ENADE 2006. Como metodologia para coleta de dados buscou-se trabalhar sob a orientação de uma pesquisa que se configurou descritiva e exploratória, e ao mesmo tempo uma pesquisa de campo, sob uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Os resultados demonstraram que os conteúdos trabalhados vão desde os conceitos iniciais até algumas ferramentas de administração utilizadas no processo de gestão. As estratégias de ensino se desenvolvem desde aulas expositivas clássicas até o desenvolvimento de simulações via jogos com utilização de computadores.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal