• Resumen

    A formação superior em gastronomia E a realidade do mercado de trabalho No estado de São Paulo: percepções de coordenadores e empregadores

    Published date: 20/12/2018
    Este artigo discute a formação superior em Gastronomia no Estado de São Paulo e sua relação com o mercado, a partir das percepções de coordenadores de cursos e de profissionais do mercado. É uma pesquisa qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo (survey com 20 coordenadores de curso e 152 profissionais do mercado respondentes). Verificou-se que: a) os dois grupos de respondentes valorizam a graduação em Gastronomia como forma de formação de profissionais; b) os principais diferenciais oferecidos pelos cursos são os conteúdos relacionados à categoria formação ampla e à categoria formação técnica; c) os grupos de respondentes concordam de forma significativa em relação às habilidades e às competências fundamentais para garantir a empregabilidade na área; d) os grupos de respondentes percebem que a inserção dos egressos no mercado do trabalho tem ocorrido, mas que o nível de remuneração e as expectativas dos egressos em relação às tarefas que serão desempenhadas e à ascensão profissional dificultam a permanência no mercado de trabalho; e) os grupos de respondentes concordam sobre a necessidade de ajustes para melhorar a aproximação entre a formação e o mercado de trabalho, e permitir que o aluno conheça as reais condições de uma cozinha profissional.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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