• Resumen

    GESTÃO EM AGÊNCIAS DE ECOTURISMO E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

    Published date:
    O ecoturismo surge como forma de conservar o meio ambiente e como resposta à necessidade de mudança do padrão de desenvolvimento econômico para desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, ressalta-se o papel das agências de ecoturismo, responsáveis pelo desloca-mento do turista de um meio urbano para um meio geralmente rural, cujos atrativos turísticos são ecossistemas ou manifestações culturais sujeitos a impactos negativos. Estas organizações deveriam obedecer a uma série de princípios de sustentabilidade que, uma vez incorporados ao seu processo gerencial, possibilitariam a existência de visitações pouco impactantes. Contudo, fatores como falta de informação, serviço inadequado de fornecedores, difícil diálogo com o governo e gerenciamento pouco estruturado dificultam essa situação.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal