• Resumen

    A DIMENSÃO CONCEITUAL DO ECOTURISMO

    Published date:
    Realiza-se uma abordagem de caráter conceitual e reflexivo sobre o ecoturismo, antes de mais nada, enquanto atividade turística voltada para a natureza, porém, impregnada no seu conteúdo pelo ideal conservacionista do ambientalismo contemporâneo, de onde surgiu este neologismo com forte apelo ecológico, para expressar um segmento turístico que se apresenta hoje como uma das principais alternativas para o desenvolvimento sustentado dos destinos turísticos do mundo, em especial das regiões e países da economia deprimida. São apresentados e discutidos as distintas apropriações do termo e os enfoques conceituais dados pelos setores da sociedade envolvidos com o desenvolvimento da atividade nos seus respectivos campos de atribuição, a saber, os ambientalistas, os organismos oficiais, o trade propriamente dito, os estudiosos acadêmicos e os consultores de expressão na área. A partir do universo de definições e conceitos resgatados de uma ampla base bibliográfica, e da reflexão sobre o seu significado face a realidade ecoturística, procura-se oferecer um discernimento conceitual de onde se identificam os critérios e os princípios éticos subjacentes aos conceitos emitidos, concluindo-se ao nível da presente abordagem que o ecoturismo ao voltar-se para ambientes naturais e culturais autóctones deve comprometer-se com a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica de todos os segmentos sociais envolvidos, deve proporcionar educação ambiental e despertar a consciência ecológica além de contemplar a participação ativa das comunidades locais, critérios estes que uma vez não perseguidos na prática subtraem a dimensão ecológica do ecoturismo tornando-o apenas turismo na natureza.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal