• Resumen

    Análise bibliográfica e sistemática da literatura acadêmica sobre “cidades inteligentes”, “turismo” e “competitividade”

    Published date: 25/02/2021
    Cidades Inteligentes (Smart Cities) têm sido tema de pesquisa na busca por soluções nas mais diversas áreas do conhecimento e da economia e, na atividade turística, não tem sido diferente, com destinos que têm se apropriado cada vez mais da infraestrutura tecnológica, gerando competitividade em turismo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar, na literatura acadêmica atual, a evolução dos conceitos “Cidades Inteligentes”, “Turismo” e “Competitividade”. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e análise sistemática, por meio de revisão longitudinal comparativa dos últimos dez anos. O estudo mostra e compara a busca por artigos nacionais e internacionais em bases consolidadas, que contenham uma interligação entre os termos. Por um lado, os resultados apontam um crescimento no que diz respeito ao termo “Cidade Inteligente”, mas, por outro lado, mostram que a ligação dos termos não reproduz a perspectiva positiva nas pesquisas. Nacionalmente, os dados coletados não foram suficientes para análises criteriosas em nenhum dos termos e, muito menos, na ligação entre eles e, com isso, conclui-se que, diante da relevância dos termos, existe uma defasagem na produção dos trabalhos nacionais e internacionais.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal