• Resumen

    A FENOMENOLOGIA E A PESQUISA EM TURISMO: REFLEXÕES PARA APLICAÇÃO COM BASE NO TURISMO GASTRONÔMICO

    Published date: 08/04/2011
    O que distingue a ciência como forma particular de construção da realidade é o uso sistemático do método científico. Às metodologias positivista e dialética, habitualmente utilizadas na produção de conhecimento dentro das Ciências Sociais Aplicadas, vê-se recentemente adotadas, de maneira progressiva e com mais propriedade, as contribuições do método fenomenológico. Este se apresenta como alternativa de postura investigativa, não só para a grande área do conhecimento, mas, especificamente, para o campo do Turismo. Mesmo havendo relativamente poucos adeptos ao referido método, este oferece notáveis vantagens para os esforços de pesquisa sobre o Turismo, temática reconhecidamente complexa e multifacetada. Estimulado por essas questões preliminares, o presente trabalho teórico tem por objetivo organizar um quadro conceitual sobre o método fenomenológico, bem como apresentar técnicas e procedimentos básicos de pesquisa de interesse para os pesquisadores em Turismo. Para melhor compreensão conceitual e apreensão das técnicas de pesquisa fenomenológica, o trabalho utiliza-se de exemplos de pesquisa no segmento de turismo gastronômico.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal