• Resumen

    Tessituras das paisagens mineiras no programa Filme em Minas: desafios para o turismo cinematográfico

    Published date: 20/09/2021

    A sinergia entre o turismo e o setor audiovisual é o foco de estudos sobre o “turismo cinematográfico”. Além dos materiais publicitários convencionais, filmes de ficção ou documentários também podem contribuir para divulgar os locais retratados. Isso se deve, sobretudo, às paisagens representadas nas telas: elas constituem um atrativo turístico que influencia a imagem do destino. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender de que maneira as paisagens mineiras foram retratadas em filmes apoiados pelo “Programa Filme em Minas”, visando a identificar o seu potencial para estimular o turismo cinematográfico no Estado. A metodologia desta investigação qualitativa contou com pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de dez filmes selecionados por critérios previamente estabelecidos. Os resultados evidenciaram que esses filmes difundem paisagens naturais e urbanas, incluindo áreas rurais, municípios interioranos e cidades históricas. As montanhas, um ícone de Minas Gerais, tiveram destaque em quase todos os filmes. Similarmente, Belo Horizonte foi realçada em seis produções, evidenciando tanto os pontos turísticos mais convencionais da capital mineira, como regiões periféricas da cidade, locais geralmente negligenciados pelo turismo. Concluindo, apesar das obras audiovisuais analisadas não terem compromisso com o fomento do turismo, detêm potencial para promover o turismo em Minas Gerais por meio das paisagens escolhidas, favorecendo a sinergia turismo/audiovisual. A pesquisa que originou este artigo foi apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [310932/2017-3], e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais/FAPEMIG [PPM-00599-18].

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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