• Resumen

    O MÉTODO DEA E ANÁLISE DE CORRELAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE EMPRESAS, COM APLICAÇÃO A EMPRESAS TURÍSTICAS

    Published date: 19/11/2010
    A análise por envoltória de dados (DEA) tem-se mostrado uma técnica segura para avaliar e comparar unidades de negócios que podem incluir uma ou múltiplas empresas, municípios ou regiões. Devido à sua simplicidade, ela é uma técnica que pode se tornar particularmente importante nas situações altamente complexas encontradas quando da tomada de decisões associadas ao turismo. Neste trabalho propõe-se uma metodologia que envolve o uso associado da técnica não-paramétrica DEA e da análise estocástica (paramétrica) de correlação. A utilidade do método é avaliada pela sua aplicação na solução de dois problemas-exemplo associados ao turismo. O primeiro exemplo mostra a avaliação da eficiência relativa das diferentes unidades de uma cadeia de fast food e permite afirmar que a técnica proposta pode ser aplicada diretamente à cadeia de restaurantes, agências de viagens, etc. O segundo exemplo relaciona-se com a avaliação da eficiência de hotéis de uma cadeia, com base em duas variáveis de saída: satisfação do cliente e relação custo-benefício, e seis variáveis de entrada (relacionadas a custos): preço, conveniências, conforto do quarto, controle de temperatura, serviço e qualidade dos alimentos. Os resultados mostram que o método proposto é altamente eficaz quando usado para eliminar variáveis de entrada ou de saída significativamente correlacionadas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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