• Resumen

    LUGAR DE MEMÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO: INTERFACES COM O TURISMO CULTURAL

    Published date: 22/06/2011
    Os testemunhos da memória e da identidade tornam-se importantes atrativos turísticos, suscitando o deslocamento de visitantes do segmento turismo cultural, os quais buscam atividades vivenciais e de lazer capazes de produzir situações de aprendizado e educação. O presente artigo busca refl etir sobre a relação entre lugar de memória e a atividade turística, considerando as novas interpretações sobre o patrimônio cultural na contemporaneidade. Nesse sentido, relaciona questões sobre memória (LE GOFF, 1996; HALBWACS, 1991), identidade (HALL, 2001; CANCLINI 2000) e patrimônio cultural (BARRETTO, 2001; BONFIM, 2005), enfatizando o reconhecimento e a valorização dos lugares de memória (NORA, 1993; GASTAL, 2002) no âmbito das políticas públicas de preservação do patrimônio. Refl ete sobre as possibilidades e desafi os da transformação dos patrimônios populares em locais de visitação turística, compreendendo o turismo cultural como fator de valorização da memória e da identidade locais (ASCANIO, 2003; COSTA, 2009). Com base em pesquisa bibliográfi ca (OLIVEIRA, 1998; APOLINÁRIO, 2006), depreende-se que a conjugação entre lugar de memória e turismo cultural pode contribuir para a valorização dos espaços mantenedores da identidade e da memória social e para o enriquecimento da relação entre turistas e residentes, baseando-se na vivência dos elementos representativos da cultura local.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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