• Resumen

    PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL

    Published date: 08/04/2011
    Este artigo investigou os modelos e práticas de gestão de pessoas, adotadas por estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais em roteiros da Estrada Real em Minas Gerais, com o objetivo de identificar e divulgar as práticas mais eficazes para a manutenção e o desenvolvimento de pessoas, tendo em vista a sustentabilidade do turismo. Pretendeu ainda levantar os problemas relativos à gestão de pessoas nas organizações do ramo de atividade turística. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de caráter exploratório, sendo a coleta de dados realizada mediante entrevistas semi-estruturadas e questionários enviados pela internet. Foram investigados proprietários ou gerentes de estabelecimentos de hospedagem, e representantes ou gestores da área de turismo em prefeituras municipais. A escolha das cidades e dos estabelecimentos deu-se pelo critério de acessibilidade. Os resultados mostraram que os estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais adotam práticas tradicionais de gestão de pessoas, além de não exigirem qualificação de seus empregados. Revelaram ainda que a Estrada Real é um projeto relativamente desconhecido por parte dos estabelecimentos e considerado pouco efetivo por parte das prefeituras. Falta um trabalho sistemático de divulgação do Projeto Estrada Real e há uma atitude passiva dos governos locais diante das oportunidades oferecidas pelos governos federal e estadual.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal