• Resumen

    EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS

    Published date: 08/11/2011
    Objetivou-se neste estudo identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis localizados em Curitiba. A pesquisa foi de caráter descritivo com estratégia do tipo survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, em contato pessoal com um dirigente de cada empresa em uma amostra não-aleatória de 41 hotéis independentes. A análise dos resultados foi feita em duas etapas. Inicialmente, verificaram-se os resultados para a amostra total. Em seguida, para verificar possíveis efeitos da idade e tamanho da empresa, a amostra foi subdividida em grupos separados pela mediana dessas duas variáveis de forma a comparar resultados entre empresas menores e maiores, e entre empresas mais jovens e mais antigas. Os resultados indicaram uma maior presença das dimensões incremental, cultural e planejamento na amostra global. Para as empresas menores a dimensão planejamento não foi significativa. As evidências demonstraram que houve uma tendência do processo de formação de estratégia nos pequenos hotéis independentes ser fortemente influenciado pelo incrementalismo, combinado com processos de planejamento e influências culturais. No caso das empresas menores, observou-se que o planejamento deixou de ser significativo enquanto que nas empresas mais novas o ambiente assume uma significância maior. O estudo apresenta evidências da existência de configurações de dimensões na formação de estratégia neste contexto ao mostrar que o tamanho da empresa e seu tempo de existência podem influenciar na adoção de diferentes processos estratégicos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal