• Resumen

    TURISMO EMISSIVO BRASILEIRO – UMA ANÁLISE COM MODELOS DE DADOS EM PAINEL

    Published date: 02/10/2012
    O número de brasileiros viajando ao exterior como proporção da população é pequeno em comparação com o mundo. Apesar disso, as despesas com viagens representam importante parcela das despesas com serviços no balanço de pagamentos. Neste trabalho, os determinantes do número de brasileiros viajando ao exterior são estimados por meio de modelos em painel, utilizando produto interno bruto do Brasil e a taxa de câmbio da moeda brasileira em relação aos países de destino como variáveis explicativas. São utilizados os dados para os 12 países que recebem o maior número de brasileiros, de 2004 a 2008. Os resultados indicam que há um forte componente autorregressivo no número de viajantes, o que é compatível com a formação de hábito. A reação do número de brasileiros viajando ao exterior é inelástica à taxa real de câmbio. Quando utilizados os dados para os quatro países que recebem o maior número de viajantes brasileiros, Argentina, Estados Unidos, Chile e Uruguai, a relação entre câmbio real e número de viajantes permanece inelástica, mas a relação com a renda dos brasileiros é elástica. Estes resultados são importantes para o planejamento da oferta de serviços de turismo emissivo e doméstico, substituto do turismo internacional. A influência das variáveis macroeconômicas para o comportamento do número de viajantes é especialmente importante, considerando o regime de câmbio flutuante, que leva a oscilações no número de viajantes.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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