• Resumen

    SUCESSÃO FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TURISMO

    Published date: 27/06/2009
    A sucessão é um dos principais tópicos abrangidos por estudos sobre empresas familiares. Há interesse nessa área, pois a mortalidade destas empresas é ainda elevada. Esta pesquisa objetiva analisar como ocorreu o processo sucessório em uma empresa familiar no ramo de turismo. Para tanto, os procedimentos metodológicos que norteiam a pesquisa, partem da escolha de um caso de sucesso que já passou pelo processo de sucessão da primeira para a segunda geração, e está em fase de transição para a terceira geração. A pesquisa apresenta a aplicação de entrevistas não estruturadas, realizadas individualmente, no local de trabalho dos participantes. O tratamento e a análise dos dados coletados são apresentados pelos preceitos da análise de conteúdo, tratando-se de uma interpretação pessoal do pesquisador com relação a estes dados. As categorias que emergiram da coleta e receberam tratamento foram: empresa familiar, sucessão familiar e processo sucessório. Os resultados mostram que não houve um preparo prévio para a sucessão, como recomenda a literatura, mas que a transição foi favorecida principalmente por três aspectos: a perspectiva favorável do setor, a liderança assumida por uma das sucessoras e a imagem do sucedido.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal