• Resumen

    A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS PELO TURISMO RELIGIOSO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ESTABELECIMENTO DO DIÁLOGO ENTRE AS NAÇÕES

    Published date: 04/12/2012
    Designado com um fenômeno social de grandes proporções o turismo é um dos ramos econômicos que mais cresce na atualidade tornando-se ferramenta de interesse especial para países que almejam aumentar suas receitas. Entre os vários tipos de turismo, há um que vem chamando a atenção pela grande procura: o religioso, caracterizado por ser motivado pela fé ou pelo interesse em alguma cultura religiosa, compreendendo visitas a templos e santuários ou demais práticas religiosas. O presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfico-qualitativa, pretende fazer uma reflexão a respeito do usufruto dos espaços sagrados pelo turismo religioso e se esse tipo de turismo pode de alguma forma, facilitar um diálogo inter-religioso que favoreça a paz entre as nações. Os principais autores que serviram de referencial teórico para a pesquisa foram Ansarah, Barretto, Dias, Dumazedier, Geertz, Krippendorf, Swarbrooke, Teixeira, Vasconcelos, Velho e Warnier. Os resultados da pesquisa apontam que a prática do turismo religioso pode contribuir para o crescimento pessoal, estabelecer espaços de comunhão e solidariedade, fomentar a economia dos locais e também auxiliar no processo de consolidar a cooperação entre as nações, as culturas e as religiões em um diálogo inter-religioso voltado para a paz entre os povos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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