• Resumen

    COUNTRY BRAND EQUITY: Avaliação dos componentes do valor do Brasil por estudantes canadenses

    Published date: 23/04/2013
    O contexto de grande competitividade e mudanças constantes do ambiente torna o conceito de country brand equity (valor agregado ao produto derivado da associação com o país) relevante para as nações do mundo todo. Estudos sobre o conceito podem ajudar as organizações do setor de turismo a agregar valor às suas ofertas. Este artigo avaliou os componentes do country brand equity do Brasil, a partir da perspectiva de um grupo de estudantes canadenses, verificando diferenças devidas ao gênero dos respondentes e ao conhecimento que possuem do país. Realizou-se uma pesquisa descritiva por meio de um estudo transversal único em uma amostra, com a coleta dos dados em forma de questionário online. Os resultados mostraram que os estudantes canadenses do sexo feminino tendem a avaliar melhor o Brasil do que os de sexo masculino. As análises também mostraram que há uma grande influência do conhecimento sobre o país na avaliação dos componentes do CBE do Brasil. Verificou-se, entretanto, que muitos dos componentes do CBE do Brasil são informações de conhecimento geral das pessoas, estando fortemente presentes em suas mentes, de tal forma que, mesmo aquelas que vieram a conhecer o país não tiveram as suas avaliações alteradas. Os eventos internacionais que serão sediados pelo Brasil tornam este tema de grande relevância para a sociedade brasileira, sobretudo para as autoridades, que podem traçar planos e estratégias mais concretas para melhorar a avaliação que estrangeiros têm do país.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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