• Resumen

    PREVISÃO DA DEMANDA TURÍSTICA DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU: UMA APLICAÇÃO COM OS MODELOS ARIMA

    Published date: 04/12/2012
    O turismo é reconhecido como uma atividade econômica de importância regional e mundial. Com a importância adquirida por essa atividade, o turismo vem ganhando a cada dia mais atenção dos Governos, das organizações tanto governamentais como não governamentais, bem como nos meios acadêmicos. Em algumas localidades, o desenvolvimento do turismo representa a possibilidade de geração de empregos e receitas, visto que interfere em vários setores, ressaltando a sua relevância para a economia, através do seu efeito multiplicador. Dentro desse contexto, o presente estudo propõe-se a desenvolver um modelo de previsão de demanda turística para o segundo maior pólo turístico, relacionado ao lazer, do Brasil, localizado no Estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu. Essa previsão foi realizada através da análise dos anos de 1999 a 2009, da demanda turística da cidade de Foz do Iguaçu, considerando os dados relacionados à chegada de passageiros na referida cidade. Os modelos de previsão aplicados foram os modelos ARIMA com intervenção e ARIMA X-12, os quais apresentaram uma previsão de demanda adequada para o planejamento dos recursos a serem aplicados na área de turismo na localidade estudada cuja previsão de crescimento para os próximos anos pode ser usada para tomadas de decisão estratégica relacionadas ao crescimento turístico.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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