• Resumen

    RELAÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA, CAPACIDADE DE INOVAÇÃO E MUNIFICÊNCIA AMBIENTAL EM AGÊNCIAS DE VIAGENS

    Published date: 02/10/2012
    Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre munificência ambiental, orientação empreendedora (OE) e capacidade de inovação gerencial e de serviços em agências de viagens a partir de um levantamento realizado com seus gestores. Para a OE, usaram-se as dimensões propostas por Miller (1983). A inovação se trabalhou desde a perspectiva organizacional e a munificência segundo Dess e Beard (1984). A abordagem do estudo foi quantitativa, com caráter descritivo-correlacional, por meio de uma survey com questionário aplicado em 91 empresas. A unidimensionalidade da OE verificou-se pela análise fatorial. Do mesmo modo para a munificência e a inovação, que estiveram representadas por um fator. Para todos os construtos se geraram os escores fatoriais e com eles se fizeram as análises estatísticas. A OE e a munificência se categorizaram como baixa (B), moderada (M), alta (A) e muito alta (MA) e as Anova com a inovação gerencial ou de serviços como dependente tiveram diferenças significativas nas comparações simultâneas. As maiores médias se relacionam às categorias A e MA. Também houve significância na comparação simultânea da Anova com munificência como preditor e OE como dependente, a maior OE se associa à maior munificência. As regressões múltiplas mostraram no caso da inovação gerencial que só a OE tem significância, já para a inovação de serviços tanto a OE quanto a munificência foram significantes. Diante dos resultados, conclui-se que existe relação positiva e significativa entre OE, munificência e capacidade de inovação.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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