• Resumen

    ESTUDO DE CASO DA SUSTENTABILIDADE APLICADA NA GESTÃO DOS HOTÉIS DE CAMPO GRANDE, MS

    Published date: 23/04/2013
    Tendo em vista que o meio ambiente, a sociedade e a cultura são um ativo para a atividade turística e, consequentemente, para os hotéis; e que há fragilidades na infraestrutura deste setor, este trabalho propõe analisar as práticas de sustentabilidade na gestão dos empreendimentos hoteleiros da cidade de Campo Grande, MS. Especificamente pretendeu-se: i) Correlacionar normas voltadas para sustentabilidade à gestão dos hotéis estudados da cidade de Campo Grande; ii) Identificar as práticas de sustentabilidade presentes na hotelaria de Campo Grande; iii) Caracterizar um perfil da sustentabilidade aplicada no setor hoteleiro de Campo Grande. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas aos gerentes de seis relevantes empreendimentos hoteleiros da cidade de Campo Grande, MS. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Encontraram-se diversas práticas sustentáveis, tais como: equiparação salarial, acesso a portadores de deficiência, formas variadas de reutilização e reciclagem, utilização de produtos ecologicamente corretos e prática de lavagem das roupas de cama e toalhas apenas quando o hóspede solicitar. Caracterizouse um perfil da sustentabilidade na hotelaria da cidade de Campo Grande, qual seja: Sustentabilidade em estado inicial, porquanto falta informação acerca do conteúdo dela, ao passo que a maior quantidade de informações e práticas de sustentabilidade ocorre nos empreendimentos hoteleiros pertencentes a redes. Os gestores dos hotéis correlacionam a sustentabilidade apenas à dimensão ambiental, assim, precisam dirigir-se as demais dimensões presentes nela, de especial maneira a cultural.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal