• Resumen

    ATITUDE EMPREENDEDORA NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PEQUENOS E GRANDES HOTÉIS NO DISTRITO FEDERAL

    Published date: 10/09/2009
    O presente texto tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa, do tipo descritiva correlacional, que teve por objetivo identificar a atitude empreendedora de gerentes de pequenos e grandes hotéis do setor hoteleiro do Distrito Federal, além de validar o Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora – IMAE. Os conceitos empreendedorismo e atitude empreendedora constituem o marco teórico deste trabalho. Metodologicamente foi utilizada técnica de survey, em uma amostra de 153 gerentes de 109 hotéis (35 grandes e 74 pequenos) e coletados dados pela escala, IMAE, de Souza e Lopez Jr (2005), modificada em estudos posteriores pelos autores. Os resultados principais mostram que a percepção dos respondentes confirma características de atitude empreendedora, indicadas pela teoria. Na percepção dos pesquisados, tanto os gerentes dos pequenos, quanto dos grandes hotéis, possuem alta atitude empreendedora, sendo destacada a dimensão Realização, ou seja, disposição, capacidade e inclinação para tomar iniciativas, aceitar desafios, objetivar e atingir padrões excelentes de qualidade, produtividade, crescimento e rentabilidade. Gerentes dos pequenos hotéis planejam, inovam e fazem mais sacrifícios pessoais que gerentes dos grandes hotéis que, em contrapartida, aceitam mais desafios que os pequenos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal