• Resumen

    Interesses, políticas públicas e desenvolvimento do turismo de base comunitária no Ceará

    Published date: 02/12/2013
    O turismo, sob a perspectiva da produção, é uma das formas mais versáteis de acumulação e expansão de capital, com sua capacidade de transformar espaços, economias e costumes, e suas diversas categorias de agentes envolvidos. No Nordeste brasileiro, ações de desenvolvimento da atividade turística, em busca de alinhar espaços locais a espaços globais, provocaram conflitos de interesses entre agentes empresariais e residentes no Ceará. As próprias populações locais manifestaram resistência, articulando-se e construindo um turismo atrelado às atividades tradicionais, ao meio ambiente e aos costumes locais, o que fundamenta o Turismo de Base Comunitária. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se registrar o contexto de localidades cearenses afetadas pelo turismo globalizado e pelo Turismo de Base Comunitária, destacando as transformações e os desafios no desenvolvimento da atividade turística. Como resultado, viu-se que, por mais que comunidades cearenses receptoras do turismo globalizado tenham acumulado prejuízos com o modelo desenvolvido, as políticas governamentais permanecem elegendo o mesmo como premissa para estimular a atividade turística. Ainda assim, no Ceará, a articulação dessas comunidades, que culminou na formação da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), tem disseminado conhecimentos e experiências e fortalecido a proposta construída.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal