• Resumen

    AUTENTICIDADE: ORIGENS E BASES DA DISCUSSÃO EM TURISMO

    Published date: 10/09/2009
    A autenticidade em turismo é tema recorrente na imaginação dos turistas, no esforço promocional de firmas e governos e na literatura analítica, dentro da qual ocupa espaço crescente desde fins dos anos 1950. Busca-se compreender como vários campos de conhecimento e disciplinas tratam dessa autenticidade, através de textos seminais que adotam teorias e perspectivas inovadoras, inauguram linhas de pesquisa, e têm grande influência na literatura. O artigo contempla detalhada revisão de literatura, centrada em textos seminais que estudam tanto os turistas e a natureza do turismo quanto os impactos gerados pela atividade no destino. Ele discute e avalia pontos como o recorte e o objeto de estudo, a metodologia, o posicionamento e as principais discussões desses textos seminais, entre si e com outros trabalhos, permitindo um contato aprofundado com sua teoria, conceituação e argumentação. O artigo cita, descreve e analisa suas principais características comuns, avaliando criticamente textos marcados por uma teorização moderna do turismo, voltada para a busca da essência do turismo e para a construção de uma teoria geral do turismo. Considera-se que o conhecimento desses textos seminais é essencial para o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar do conceito de autenticidade em turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal