• Resumen

    ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

    Published date: 01/02/2010
    Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal