• Resumen

    COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBA

    Trata o presente de estudo de caso sobre tentativas de revitalização da área central de Curitiba entre os anos 1995 e 2005, envolvendo o comércio local e o poder público. Em um primeiro momento focalizamos os aspectos teóricos e conceituais que permeiam as relações entre as funções comerciais, econômicas e sociais dos centros urbanos. Serão aprofundados temas como as funções do comércio na cidade, a estruturação do setor comercial urbano, a relação entre o setor comercial e a revitalização dos centros urbanos, as formas de gestão dos centros urbanos e das configurações comerciais nele atuantes, a interação entre comércio tradicional, comércio moderno e Poder Público Local. Finalmente, sob esse arcabouço, serão analisadas as iniciativas de revitalização do Centro de Curitiba por meio do Projeto Cores da Cidade e, com maior profundidade, será apresentada e analisada a estruturação do Projeto Centro Vivo. Do estudo empreendido evidencia-se que o sucesso dos resultados obtidos inicialmente com o Projeto Cores da Cidade não se manteve ao longo do tempo. Situação diferente parece ocorrer com o Projeto Centro Vivo, que, por sua concepção com base em ações estratégias dinâmicas, apresenta resultados que se atualizam e se renovam em função das interações entre os atores públicos e privados participantes. Palavras-chave: Comércio Urbano; Centros Comerciais Abertos; Revitalização de Centros Urbanos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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