• Resumen

    DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES

    RESUMO Este estudo focaliza a influência da atuação de uma organização no âmbito dos processos de territorialização e da emergência de novos sujeitos políticos que reorganizam o espaço da cidade, potencializando os recursos e abrindo novos caminhos de desenvolvimento local. Articulando esses tópicos, a pesquisa, de natureza qualitativa e fazendo uso da “descrição densa”, relata a experiência de desenvolvimento territorial sob a égide da gestão social e cultural vivenciada na cidade de Nova Olinda a partir do trabalho da organização “Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri e Escola de Comunicação da Meninada do Sertão”. A influência da atuação da referida organização na cidade de Nova Olinda possibilitou a mobilização e participação continuada de diferentes atores locais, visando à melhoria das condições de vida e trabalho a partir das ações articuladas em projetos de memória, comunicação, artes, turismo e sociabilidade produtiva dos moradores da cidade. Esses achados inferem os processos de busca e reencontro de identidades em torno da experiência vivida no lugar aos fluxos de desenvolvimento de uma cidade, da transformação do território e da promoção da cidadania. Palavras-chaves: Desenvolvimento sócio; Territorial; Cidades; Turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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