• Resumen

    TURISMO COMUNITÁRIO: Uma perspectiva ética e educativa de desenvolvimento

    RESUMO O presente artigo focaliza o Turismo Comunitário, em uma abordagem baseada no Desenvolvimento Territorial Sustentável e suas possibilidades em áreas degradadas em termos socioprodutivos. Sugere-se que este enfoque fornece subsídios à consolidação gradual de um estilo de desenvolvimento ético capaz de contrabalançar os efeitos da crise socioambiental. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir as perspectivas do turismo comunitário no quadro do “mau desenvolvimento”, onde a hegemonia da economia capitalista induz padrões de consumo que reforçam as diferenças sociais e econômicas, diminuem a diversidade cultural, dificultam as iniciativas endógenas e se apropriam dos recursos naturais. A partir da apresentação de duas experiências - uma com agricultores das encostas da Serra Geral e outra com comunidades de pescadores tradicionais da Lagoa de Ibiraquera, ambos os casos em SC -, delineiam-se as principais entraves e perspectivas do turismo comunitário, destacando-se: a necessidade de apoio e cooperação com outros setores sociais; o esforço conjunto entre poder público, instituições de ensino e pesquisa e sociedade civil; além de uma mudança paradigmática nos níveis da economia, da política, da educação, da ciência e da tecnologia, ou seja, uma mudança relativa à sociedade de consumo. Palavras-chave: Turismo Comunitário; Desenvolvimento Territorial Sustentável; Ética do Desenvolvimento.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal