• Resumen

    IMAGEM DE EVENTOS TURÍSTICOS: PERSPECTIVAS DO FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA, BLUMENAU - SC

    Published date: 02/06/2015
    Os festivais estão em crescimento tanto no Brasil como no mundo. Esses eventos ajudam a preservar costumes e tradições dos destinos turísticos e contribuem positivamente para imagem e economia local. Este artigo analisa a imagem do 5º Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau, Santa Catarina, a partir da perspectiva do público que frequenta o evento. Foi utilizado como base teórico-metodológica o estudo de Deng, Li e Shen (2013), Developing a measurement scale for event image. Para o cumprimento do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa descritiva com método quantitativo e levantamento do tipo survey. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, aplicado com 507 visitantes que passaram pelos quatro dias de evento em março de 2013. Por meio dos resultados da Modelagem de Equação Estrutural, verificou-se que as Fontes de Informação exercem influência sobre a Imagem de Evento. A dimensão Tema é a que melhor representa a escala de Imagem de Evento, e os Meios Digitais melhor representam as Fontes de Informação. Palavras-chave: Eventos. Festivais. Imagem. Festival Brasileiro da Cerveja.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal