• Resumen

    TURISMO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA ATIVIDADE TURÍSTICA EM DIAMANTINA

    Published date: 02/06/2015
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar os impactos psicossociais na comunidade de Diamantina decorrentes do contato intercultural impulsionado pela atividade turística, enfocando, mais especificamente, nas questões identitárias do diamantinense, as quais se manifestam e se afirmam no contato com o turista. Por meio da produção de um grupo focal com representantes dos principais setores da atividade turística diamantinense, pretendeu-se identificar quais os impactos da atividade turística para a identidade cultural dos moradores de Diamantina. Por meio da análise de conteúdo, foi possível identificar indicadores que foram agrupados em três categorias: cultura da hospitalidade, cultura garimpeira e cultura refinada. Os resultados sugerem que esses três aspectos da identidade diamantinense são impactados não só pelo turismo, mas em conjunto com outros fenômenos de ordem econômica e social, como a criação da universidade federal e o fim do garimpo. Nesse contexto, o turismo ainda não se inscreve como traço identitário. Palavras-chave: Identidade. Turismo. Impacto do turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal