• Resumen

    Cenários Prospectivos no Combate ao Turismo Sexual Internacional em Fortaleza

    Published date: 09/06/2015
    O turismo é uma importante atividade socioeconômica na região nordeste do Brasil. Entretanto, o setor enfrenta alguns problemas, dentre eles, o turismo sexual internacional, fazendo-se necessária a elaboração de políticas públicas específicas para auxiliar o seu combate. Esta pesquisa elabora dois cenários prospectivos mais prováveis para o turismo sexual na cidade de Fortaleza - CE para os próximos 10 anos, sugerindo políticas públicas para combater a prática dessa atividade em ambos os cenários. A metodologia utilizada é do tipo descritiva e qualitativa, apoiada em dados secundários e opinião de especialistas como dados primários, com o uso da técnica Delphi e do aplicativo MICMAC de Godet (2000). O resultado apresenta dois cenários: para o realista, sugerem-se políticas de manutenção da ordem e da evolução contínua do bom cenário e boa imagem que o Brasil apresentará no exterior, com investimentos em pesquisa, na população mais pobre e conscientização dos profissionais do setor. Para o pessimista, as políticas públicas devem ser mais de base, com investimentos e ações principalmente na infraestrutura e na manutenção do relacionamento com os países estrangeiros com o mesmo problema. Ressalta-se que, atualmente, o cenário encontra-se em um meio termo entre o realista e o pessimista traçado. Palavras-chave: Cenários prospectivos. Turismo sexual. Políticas públicas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal