• Resumen

    ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DO GEOTURISMO NO ATRATIVO TURÍSTICO GRUTA DO LAGO AZUL, BONITO (MS)

    Published date: 10/06/2015
    Visando identificar ações de fortalecimento para o geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, localizado no município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul e registrado como geossítio do Geopark Estadual Bodoquena-Pantanal, foram coletados dados in situ, por meio de entrevista por formulário, de natureza quantitativa, possíveis de serem tabulados e com conclusões estatísticas, que possibilitaram traçar o perfil dos atores entrevistados (Visitantes, Guias de turismo e Artesãos locais). E dados de natureza qualitativa, que buscou contemplar a percepção dos visitantes e da comunidade local quanto ao segmento turístico geoturismo e contribuições para que o atrativo em questão possa efetivamente sensibilizar e educar os visitantes, e preservar o sítio geológico. Além de desenvolver a economia e promover a cultura local. Como resultado, percebeu-se que tanto para a comunidade local como a exógena o termo geoturismo ainda é pouco difundido. Porém este segmento turístico já ocorre no atrativo por meio dos guias de turismo que repassam informações de cunho geológico e paleontológico. Frente às estratégias de fortalecimento propostas pela amostragem, estão a construção de um museu, vídeo de animação gráfica e folder. A comunidade local precisa passar por processo de conhecimento in loco e teórico sobre a região. Palavras-chave: Geopark Bodoquena-Pantanal. Geoturismo. Turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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