• Resumen

    AS MUDANÇAS NA IMAGEM DAS CIDADES DE CURITIBA E FLORIANÓPOLIS: UM ESTUDO SOBRE OS REFLEXOS DA DIVULGAÇÃO DAS CIDADES SEDES PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA DE 2014

    Published date: 17/08/2015
    O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da escolha de uma cidade para hospedar um grande evento internacional para imagem desta cidade sede e a manifestação em uma esfera positiva ou negativa, levando em conta a qualificação do teor das notícias analisadas. São analisadas as cidades de Curitiba – sede da copa do mundo da FIFA de 2014 e de Florianópolis – cidade para comparativo de pesquisa após o anúncio da escolha da primeira como cidade-sede. Este estudo contém um referencial teórico sobre marca de lugar/destino e megaeventos. Utilizaram-se dois tipos de pesquisa: bibliográfica e documental. Levantou-se a publicação sobre as duas cidades em dois jornais internacionais: o El País e o The New York Times e empregou-se a análise de conteúdo como técnica de análise das informações; em que se classificaram e se analisaram os resultados qualitativos encontrados nessas mídias nos últimos dois anos que antecederam e sucederam ao anúncio. Os resultados indicam que, apesar de haver uma diferença menor no número de artigos encontrados, houve um aumento na avaliação positiva dos artigos, permitindo acreditar que o anúncio trouxe reflexos positivos para as cidades. Palavras-chave: Megaeventos. Marca de lugar. Imagem de destino. Curitiba. Florianópolis.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal