• Resumen

    A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE PARA A GESTÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS: O CASO DO 26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES (RS) - BRASIL

    Published date: 17/08/2015
    A qualidade requerida na prestação de serviços constitui característica disseminada no turismo, pois a demanda turística torna-se cada vez mais exigente e diversificada, prezando pela qualidade e pelo conforto ambiental dos locais frequentados, com expectativas de vivenciar uma experiência aprazível. Assim, o estudo analisa a percepção da qualidade do visitante sobre o 26º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS). A abordagem metodológica foi a quantitativa, apoiando-se na survey descritiva para a coleta de dados, conjugada à tabulação simples para suas análises. A investigação realizou-se entre abril e julho de 2014, com 221 visitantes. Os resultados demonstraram a relevância da pesquisa de percepção, atribuída ao processo cognitivo dos participantes, pela sua capacidade de indicar gap´s relativos ao atendimento, à infraestrutura, à logística e aos outros aspectos relativos ao evento, assim como evidenciar soluções para alavancar a qualidade. Os principais resultados indicaram que os entrevistados perceberam a qualidade dos serviços, classificando-os de mediano a bom. A expectativa sobre o evento foi apontada como satisfatória por 95% dos entrevistados. As categorias ‘publicidade e promoção do evento’ e ‘acessibilidade’ foram as que demonstraram piores avaliações. Palavras-chave: Serviços turísticos. Qualidade. Experiência turística.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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