• Resumen

    OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS

    Published date: 17/08/2015
    O objetivo do artigo foi identificar os atributos valorizados por crianças e adolescentes na escolha de destinos turísticos. Para atingir esse objetivo, foram coletados desenhos e dados escritos (questões e redações) sobre o tema com crianças de 10 a 11 anos (18 crianças) e adolescentes de 14 anos (10 adolescentes) da mesma escola. Por meio do processo de análise de conteúdo, foram identificadas seis categorias: Motivação para a viagem; Destino; Modalidade de transporte;Acompanhantes; Atividades; e Emoções. As categorias foram divididas em subcategorias para facilitar a discussão e a compreensão detalhadas. Apesar das semelhanças por tratar-se de um período de transição, os resultados evidenciam principalmente as distinções entre os atributos valorizados pelas crianças e pelos adolescentes devido aos diferentes estágios cognitivos e sociais em que se encontram. São oferecidas sugestões gerenciais para aqueles interessados em atender às famílias com crianças ou adolescentes com produtos turísticos. Por fim, apresentam-se limitações e sugestões de estudos futuros. Palavras chave: Crianças. Adolescentes. Destinos turísticos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal