• Resumen

    MOTIVAÇÕES E BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO PARA OS EMPREENDEDORES E A COMUNIDADE RURAL: O CASO DO PROJETO VIVA CIRANDA E ROTEIRO CAMINHOS RURAIS

    Published date: 01/12/2015
    A dinâmica rural no novo século, baseada na multifuncionalidade da agricultura, assim como a busca da valorização do rural, da reconexão entre cidade e campo e da conscientização de crianças e jovens sobre a produção de alimentos, trouxeram à tona a emergência de novas atividades não agrícolas, como o Turismo Rural Pedagógico (TRP), uma nova modalidade de turismo rural e agroturismo voltada à prática pedagógica. Desta forma, o presente artigo apresenta alguns resultados da dissertação intitulada A prática do turismo rural pedagógico: aspectos motivacionais e impressões dos benefícios para as famílias e comunidades rurais, cujo principal objetivo foi investigar e identificar as motivações e os benefícios socioeconômicos do turismo rural pedagógico para as famílias e a comunidade no entorno do projeto Viva Ciranda e do roteiro Caminhos Rurais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores e a comunidade local. A análise dos dados foi realizada por meio da categorização das respostas, tabulação dos dados e dos softwares Web-QDA e Excel. Os resultados revelaram que o TRP consolida-se como uma interessante opção de investimento e de estratégia de desenvolvimento local, atraindo diferentes perfis de empreendedores. Observou-se que, embora represente uma oportunidade de diversificação econômica, as principais motivações para iniciar e permanecer no TRP, bem como os principais benefícios reconhecidos pelos empreendedores, estão vinculados aos aspectos sociais, como a valorização do meio rural, a satisfação pessoal e a conexão entre rural e urbano. Além disso, a pesquisa verificou o reconhecimento e a valorização dessa prática pela comunidade do entorno das propriedades pedagógicas. Palavras-chave: Turismo rural pedagógico. Turismo rural. Motivações. Desenvolvimento rural.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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