• Resumen

    MISSÃO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS PRESENTES NAS MISSÕES DAS EMPRESAS HOTELEIRAS BRASILEIRAS

    Published date: 01/12/2015
    A missão organizacional é a principal proposta da empresa, pois demonstra para que ela serve, a justificativa de sua existência para a sociedade e a função social que ela exerce. A declaração de missão representa uma potencial ferramenta para a formulação e a implementação da estratégia de uma organização. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo identificar e analisar os principais elementos presentes nas missões das empresas hoteleiras brasileiras associadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Efetuou-se um estudo de cunho descritivo, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo. A relação dos hotéis investigados foi extraída do website da ABIH, totalizando 2056 empresas hoteleiras. A amostra foi composta por 243 hotéis que divulgaram nele sua missão. Estabeleceu-se o modelo de Pearce II (1982) como indexador de missão efetiva. Os resultados indicam que nenhuma empresa da amostra possui uma missão efetiva, isto é, os hotéis brasileiros fazem a missão por adaptação à sua estrutura ou influência do setor em que estão inseridos. Os indicativos apontam que as empresas pesquisadas utilizam a missão mais como instrumento de propaganda do que de gestão estratégica. Palavras-chave: Missão organizacional. Elementos. Hotéis.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal