• Resumen

    RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE CÂMBIO E O SETOR DE TURISMO: ANÁLISE POR VETORES AUTORREGRESSIVOS

    Published date: 01/12/2015
    O presente artigo aborda a relação entre a taxa de câmbio e a receita e a despesa cambiais turísticas. As receitas cambiais são os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil, enquanto as despesas são os gastos dos turistas brasileiros no exterior. A relação entre despesa e receita é analisada na balança de pagamentos e influencia os resultados econômicos da atividade turística no país. Visto que o câmbio é um dos fatores que mais influenciam as receitas e as despesas, este estudo tem como objetivo analisar essa influência. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, quantitativa e utiliza dados secundários por meio de fontes estatísticas. A análise foi feita utilizando três séries temporais, de incidência mensal, no período de janeiro de 1994 a dezembro de 2014. Para atingir os objetivos deste artigo, foram utilizados o Teste de Causalidade de Granger e os Vetores Autorregressivos (VAR), que buscam estabelecer as relações de causalidade entre as variáveis e suas influências. Os resultados mostram que o câmbio tem relação de causalidade com as despesas cambiais e influenciam as despesas e as receitas cambiais. Ou seja, os turistas estrangeiros demonstram menor sensibilidade às variações cambiais do que os turistas brasileiros, que diminuem os gastos em viagens internacionais. Palavras-chave: Despesas e receitas cambiais turísticas. Taxa de câmbio nominal. Vetores autoregressivos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal