• Resumen

    A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)

    Published date: 15/03/2016
    Este artigo, que resultou de uma investigação de Doutorado, tem como objetivo analisar a importância da cooperação entre os stakeholders para o desenvolvimento turístico dos territórios rurais, numa perspectiva de sustentabilidade. A cooperação entre os atores chave do setor turístico 30representa uma mais valia, no sentido de promover os destinos turísticos rurais. Baseando-se numa investigação empírica de caráter quantitativo, procurou-se, com um questionário estruturado, aplicado via e-mail e correio tradicional aos stakeholders do setor público, setor privado e associativo do turismo, avaliar a percepção daqueles agentes, sobre as medidas e as áreas de atuação prioritária em termos de cooperação de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico de uma sub-região de Portugal, o Baixo Alentejo, tipicamente rural. Concluiu-se que os agentes consideram importante haver uma cooperação intersetorial, pois: fortalece o turismo, contribuindo para a revitalização econômica e social dos territórios rurais; aumenta a competitividade empresarial; permite as trocas de recursos onde se inclui o capital, o conhecimento; e reforça a legitimidade das políticas de turismo. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação entre Atores.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal