• Resumen

    SIGNIFICADOS DO SOUVENIR TURÍSTICO ATRIBUÍDOS PELOS TURISTAS DO PASSEIO DE TREM “MARIA FUMAÇA”, ESTAÇÃO DE BENTO GONÇALVES/RS

    Published date: 25/05/2016
    O souvenir é um item predominante nas destinações turísticas. A teoria que o estuda traz que ele pode servir como um evocador das lembranças dos turistas, no momento em que os mesmos retornam à sua residência; também pode apresentar um caráter promocional da destinação à qual se refere; além de tangibilizar a experiência vivenciada. Ademais, os autores destacam que, geralmente, os turistas procuram souvenirs pequenos, que apresentem baixo valor monetário. No entanto, diante dos diferentes perfis de turistas existentes e das características contemporâneas, cabe questionar o que significa realmente o souvenir para estes turistas. Assim, o objetivo desta pesquisa é confrontar o que a teoria apresenta sobre souvenir, com a percepção dos turistas referente a tal elemento. Metodologicamente, este estudo de caso caracteriza-se por ser exploratório, com abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários no passeio de trem “Maria Fumaça”– estação de Bento Gonçalves/RS. Dentre os principais resultados, identificaram-se algumas características do perfil do turista que frequenta esse atrativo; também se notou que este deseja encontrar produtos que caracterizem a região para, posteriormente, tornarem-se recursos de memória, confirmando as teorias confrontadas. A principal desmistificação desta pesquisa sinalizou que este turista está disposto a pagar um valor maior para consumir um produto característico da Serra Gaúcha.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal