• Resumen

    ENOTURISMO E TERRITÓRIO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)

    Published date: 13/12/2016
    Três elementos do desenvolvimento local se destacam a partir do turismo: a sociedade, o ambiente e a economia. Estes elementos são integrados e se reforçam mutuamente, em contextos nos quais a diversidade social e cultural e a diferenciação produtiva são utilizadas como recursos potenciadores de transformações e de desenvolvimento local. A região do Vale dos Vinhedos (Brasil) transformou-se no mais importante parque vitícola e enológico do País, além de produtora de vinhos destaca-se como destino enoturístico. Este estudo caracteriza-se como um estudo de caso exploratório-descritivo, de caráter qualitativo, constitui-se em uma análise exploratória feita à luz do conceito de desenvolvimento territorial. Desta análise, foram formuladas novas questões de pesquisa que visam ao atendimento das novas demandas que vêm desafiando a região. Buscou-se analisar o desenvolvimento territorial do Vale dos Vinhedos, vinculando os conceitos de território e de recursos territoriais ao modelo de ciclo de vida do turismo. Podemos verificar a partir da análise do ciclo de vida, que o Vale dos Vinhedos está no estágio de “Desenvolvimento”, o que inicia uma tendência de diminuição da participação da comunidade local no planejamento e tomada de decisão em relação ao processo de desenvolvimento turístico.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal