• Resumen

    ANTECEDENTES DA LEALDADE – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM HOTELARIA PARA NEGÓCIOS

    A busca da lealdade dos consumidores tem sido o foco de muitos empreendimentos em hotelaria para criar vantagens competitivas. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo investigar os antecedentes da lealdade dos hóspedes na visão dos gerentes de quatro hotéis no Brasil e um em Moçambique, todos voltados para o turismo de negócios. Partindo-se de um modelo referencial construído a partir da literatura sobre lealdade, foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória, empírica, com uma amostra escolhida por conveniência. Como conclusão, foi proposto um modelo estrutural de influências, em que a lealdade é função da satisfação, comprometimento, custos, benefícios sociais, benefícios de tratamento, benefícios de confiança e qualidade percebida. Nos casos estudados, o comprometimento dos clientes foi percebido como um conceito intimamente ligado à lealdade (quem tem comprometimento tem lealdade e vice-versa). Notou-se também que, havendo qualidade, haverá confiança e, que, quanto maior a qualidade percebida, maior será o custo esperado. Os benefícios sociais geram insatisfação quando estão aquém do esperado, mas não geram satisfação quando dentro do esperado. Finalmente, quanto maior forem os benefícios (incluindo a qualidade) e menor o custo em relação ao mercado, maior será a lealdade (circunstancial) e o comprometimento. Palavras-Chave: antecedentes da lealdade, gestão em serviços, hotelaria.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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