• Resumo

    UMA ANÁLISE DO CONSUMO DE VIAGENS POR MORADORES DA COMUNIDADE DA ROCINHA À LUZ DA TAXONOMIA DE HOLT

    Data de publicação: 20/12/2017
    Consumidores de comunidades de baixa renda, outrora discriminados, passaram a estar mais presentes nos destinos turísticos, seja pelo acesso ampliado às viagens, em função de preços mais competitivos dos transportes aéreos, ou por sua ascensão econômica. Contudo, o consumo de viagens pode ser visto como um fenômeno além de seu aspecto utilitário de locomoção, repouso e relaxamento. Ele se manifesta como sendo recheado de aspectos simbólicos, que não raro, são influenciadores na decisão de compra. Este trabalho teve objetivo investigar significados do consumo de viagens entre clientes, residentes da comunidade da Rocinha, Brasil. As metáforas de Holt foram adotadas como arcabouço teórico e parâmetro de análise dos significados observados nas falas dos entrevistados. Tais metáforas representam classificações dos significados do consumo vistos sob as perspectivas de possível interação entre pessoas mediada pelo serviço. A coleta de dados foi realizada através de 12 entrevistas em profundidade com clientes, seguida de triangulação com dois agentes de viagem da Rocinha. Foi realizada uma codificação das entrevistas e posterior análise do conteúdo pelo protocolo de análise de conteúdo de Bardin. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem interpretativista, que não busca realizar generalizações.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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