• Resumo

    Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba

    Data de publicação: 20/12/2018
    Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal