O turismo cinematográfico é um segmento que vem ganhando forças nas últimas décadas. Compreender o que induz uma pessoa a realizar viagens a lugares que foram cenários de filmes é importante para o mercado turístico traçar suas estratégias e ações. A saga Harry Potter, escrita por J. K. Rowling, ficou mundialmente famosa quando adaptada para os cinemas pela Warner Bros e tem se relacionado com práticas de turismo cinematográfico em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Tanto os locais descritos nos livros e utilizados nas filmagens da saga, como também equipamentos turísticos inspirados na saga construídos especificamente para captar esse público são visitados por turistas de todo o mundo. Considerando, portanto, sua importância cultural, popularidade e influência no público, escolheu-se a saga cinematográfica Harry Potter como estudo de caso do presente artigo, com o objetivo de analisar o perfil do turista cinematográfico brasileiro fã de Harry Potter. Para tanto, esta investigação buscou identificar as motivações e as práticas do turista cinematográfico brasileiro relacionadas à saga. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. Como principal resultado, verificou-se que pessoas praticantes do turismo cinematográfico influenciadas por Harry Potter se encaixam no perfil do turista de filme específico, uma vez que realizam suas viagens sendo motivados pelo desejo de conhecer de perto as locações de filmagens.
Copyright (c) 2023 Turismo: Visão e Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.