• Resumo

    O BRASIL COMO OBJETO DE ESTUDO NA PESQUISA SOBRE TURISMO NO CONTEXTO INTERNACIONAL

    Data de publicação: 15/03/2016
    De 2000 a 2014 o volume de turistas internacionais cresceu 68%, segundo dados da OMT. Os desdobramentos desse crescimento interessam tanto os estudos mercadológicos quanto os acadêmicos. O objetivo geral desse artigo é verificar como o Brasil figura nos estudos de publicações internacionais sobre Turismo, tendo como unidade amostral o Tourism Management. Com isso, é necessário discutir o papel do país no interesse investigativo da produção internacional, sendo ele o ator principal ou um elemento de contextualização. A metodologia utilizada nesse estudo concentra-se em uma meta-análise sobre o conteúdo de publicações em artigos publicados, a partir das variáveis e das técnicas analíticas dos estudos de Matos e Henrique (2006); Melo e Andreassi (2010); e Souza, Roglio, e Takahashi (2011). Como principal resultado dessa pesquisa, tem-se um indicador que o Brasil ainda é pouco explorado como objeto de estudo e muitas vezes é apenas citado em uma contextualização. Por fim, nas considerações finais discute-se o papel do Brasil no campo do Turismo e da Administração, propondo-se alguns problemas de pesquisa para provocar o interesse de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre assuntos cujo país pode ser relevante às pesquisas, porém, ainda pouco explorado, especialmente no campo dos estudos internacionais de turismo. Palavras-chave: Turismo no Brasil. Turismo internacional. Meta-análise.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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