O Netflix e outras plataformas de streaming têm ganhado cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Entretanto, poucos professores de inglês consideram essa ferramenta quando planejam aulas. Certamente, existem limitações, sobretudo em escolas regulares, mas narrativas audiovisuais refletem a forma que diálogos acontecem na vida real, aspectos culturais, sotaques de diferentes comunidades, e suas temáticas podem despertar o interesse de alunos (Magasic, 2017). A partir dessa perspectiva, educadores devem se interessar em empregar vídeos em sala de aula. Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir da questão: como é possível elaborar uma atividade, a partir de uma série da Netflix, que valorize traços identitários e conduza alunos a produzir sentido com essa experiência? O objetivo geral é relatar atividades conduzidas a partir da apreciação de episódios da série One Day At a Time, em uma turma de nível básico 2 do PROFICI – Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA. A justificativa do trabalho está relacionada à necessidade de alinhar a atuação de professores de inglês às tendências contemporâneas de ensino e, ademais, apresentar e discutir acerca de uma atividade que favorece o acesso a materiais diversificados e autênticos em língua inglesa.
ARAÚJO, Alyne Ferreira de et al. A integração das quatro habilidades linguísticas no ensino de língua inglesa. 2015. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21259>. Acesso em: 18 Set. 2021.
BROWN, H. Douglas. English language teaching in the “post-method” era: Toward better diagnosis, treatment, and assessment. Methodology in language teaching: An anthology of current practice, v. 9, p. 18, 2002.
COSTER, Helen. Netflix registra maior crescimento dos últimos 3 anos na região Ásia-Pacífico. Tilt Uol, 17 Dez. 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2019/12/17/netflix-registra-maior-crescimento-dos-ultimos-3-anos-na-regiao-asia-pacifico.htm>. Acesso em: 01 Fev. 2021.
SALVANI, José Lucas. Porque você deveria estar assistindo "One Day at a Time", da Netflix. Portal It Pop, 02 Fev. 2019. Disponível em: <https://www.portalitpop.com/2019/02/one-day-at-a-time.html>. Acesso em: 10. Mar. 2021.
DIZON, Gilbert. Online Video Streaming in the L2 Classroom: Japanese Students’ Opinions Towards Netflix and Subtitles. Osaka JALT Journal, v. 3, p. 70-87, 2016. Disponível em: <http://www.osakajalt.org/storage/Osaka_JALT_Journal_2016.pdf#page=71>. Acesso em: 19 Out. 2020.
ELLIS, Rod. Principles of instructed language learning. The Asian EFL Journal, v. 33, n. 2, p. 209-224, 2005. Disponível em: Acesso em: 10 Fev. 2021. Disponível em: <http://asian-efl-journal.com/sept_05_re.pdf>. Acesso em: 01. Mar. 2021.
FRAGOZO, Carina Silva. Benefits and challenges of teaching English in Brazilian regular schools. BELT Journal, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan-jun 2011, p. 17-26. Retrieved from: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/9072/7011>. Acesso em: 10 Set. 2017.
GAVIN, Dudeney; NICKY, Hockly. How to Teach English with Technology (with CD-ROM). Harlow: Pearson Education, 2007.
KELLET, Gloria Calderón; ROYCE, Mike. One Day at a Time, Netflix and Pop TV, 2017.
KUSUMARASDYATI, Kusumarasdyati. Listening, viewing and imagination: Movies in EFL classes. In: International Conference on Imagination and Education. 2004.
MEDEIROS, Daniel. Impulsionados pela pandemia, serviços de streaming se multiplicaram em 2020. Folha de Pernambuco, 30 Dez. 2020. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/cultura/impulsionados-pela-pandemia-servicos-de-streaming-se-multiplicaram-em/166958/>. Acesso em: 01 Fev. 2021.
MAGASIC, Michelangelo. Learning through watching: Streaming video in L2 English. JALT CALL Journal, v. 13, n. 3, 2017. Disponível em: <https://journal.jaltcall.org/storage/articles/JALTCALL%2013-3-199.pdf>. Acesso em: 10 Fev. 2021.
PARISI, Leonardo Lucena; ANDON, Nick. The use of film-based material for an adult English language course in Brazil. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 1, p. 101-128, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132016000100101&script=sci_arttext>. Acesso em: 09. Fev. 2021.
PEREIRA, Fernanda Mota. Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Salvador: Edufba, 2019.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Culture as an experience of identity formation in foreign language learning. Policromias-Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, v. 3, n. 2, p. 11-20, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/viewFile/22198/12728>. Acesso em: 19 Jan. 2021.
Copyright (c) 2024 Sanio Santos da Silva, Felipe Flores Kupske
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).