• Resumo

    Percepções de influenciadoras digitais sobre o comportamento do consumidor de moda em Lages/SC

    Data de publicação: 09/12/2024

    O objetivo do artigo é examinar como as influenciadoras digitais de Lages/SC percebem o comportamento dos consumidores de moda na cidade. Os objetivos específicos incluem identificar o perfil dos consumidores de moda na cidade com base nas influências digitais; discutir a aceitação de marcas locais pelo público, conforme percebido pelas influenciadoras; e avaliar a relação dos consumidores de Lages com o mercado de moda de luxo. A pesquisa, classificada como exploratória e descritiva, possui uma abordagem qualitativa e é conduzida por meio de entrevistas em profundidade com três influenciadoras de moda de Lages. Os resultados foram submetidos a uma análise detalhada e discussão, concluindo que a temática moda ainda não é considerada significativa pelos consumidores de Lages, devido à escassez de marcas locais, falta de influenciadores abordando o tema e ausência de cursos na área.

  • Referências

    ANDRADE, M. L. Marketing de influência no Brasil: confira dados exclusivos! [ago. 2023]. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-marketing-de-influencia-no-brasil/. Acesso em: 02 set. 2024.

    BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

    CIRIBELI, J.; PAIVA, V. H. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Mediação, Belo Horizonte, v. 13, n. 12, jan./jun. de 2011.

    COSTA, B. E. S. L. A história da moda influenciando as tendências. 78 f. Monografia (Especialização em Gestão e Estética em Moda), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

    CURIEL, C. P.; ORTIZ, S. L. O marketing de influência em moda: estudo do novo modelo de consumo em Instagram de millennials universitários. adComunica: Revista Científica de Estratégias, Tendências e Inovação em Comunicação, n. 15, p. 255-281, 2018.

    FAVORETTO, A.; MÓDOLO, T.; LOPES, D. O mundo da moda: novas perspectivas da cibercultura. In.: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., Caxias do Sul, 2010. Anais [...], Intercom, Caxias do Sul, p. 1-9, 2010.

    GENTIL, O. B. G. C.; CIPINIUK, A. Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram. ModaPalavra e-periódico, v. 12, n. 24, p. 7-22, abr./jul. 2019.

    GOV. 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet no Brasil, aponta pesquisa. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/notícias/2022/setembro/90-dos-lares-brasileiros-ja-tem-acesso-a-internet-no-brasil-aponta-pesquisa. Acesso em: 20 out. 2023.

    HARGER, P. H. C.; ROSSI, A. K. Influenciadoras digitais: o marketing de moda em tempos atuais. São Paulo: UNESP, 2017.

    IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/lages.html. Acesso em: 20 out. 2023.

    KARHAWI, I. Influenciadoras digitais de moda e beleza: do look do dia ao consumo de ativismo. Revista Eco-Pós, v. 24, n. 3, 2021.

    LUCIETTI, T. J. Digital marketing mix: Estudo de campo em empresas do segmento de moda em Araranguá-SC como estratégia para interação com a clientela nas redes sociais. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2019.

    MEDEIROS, B. et al. A influência das mídias sociais e blogs no consumo de moda feminina. In.: Anais [...] SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, Resende, n. 11. 2014.

    OLIVEIRA, E.; GONÇALVES, M.; ALMEIDA, M. Mulheres e moda: um estudo de caso sobre o papel das consumidoras na cidade de João Pinheiro (MG). Altus Ciência, n. 14, v. 14, 2021.

    PEREIRA, J. Estudo sobre o impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de moda da geração Y e Z. Dissertação (Mestrado) - Instituto Português de Administração de Marketing, Porto, 2022.

    RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: Edufba, 2017.

    SARTURI, L.; CERQUEIRA, C. Mulheres, empoderamento e autoestima: A influência dos blogs de moda na identidade plus size. Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal da Paraíba, v. 6, n. 01, 2017.

    TAKAMITSU, H. A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Bauru, 2020.

    XAVIER, M. A cadeia da influência e o mercado digital. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2021.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal